De 16 a 24 de novembro de 2019, terá lugar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, durante a qual serão organizadas milhares de ações sobre prevenção de resíduos, por toda a Europa.
 
 Enquanto coordenadora da SEPR, na nossa área geográfica, a Braval lança o desafio para a participação de autoridades públicas, associações, empresas, estabelecimentos de ensino ou qualquer pessoa interessada. Para isso, só tem de organizar uma ação focada nos "3Rs": Reduzir, Reutilizar e Reciclar!
  EWWR 2019
Para fazer parte deste evento a nível europeu, as ações devem ser registadas na plataforma em www.ewwr.eu, até 8 de novembro. Em alternativa, poderão enviar a proposta de ação para a Braval, que nós asseguramos o registo da mesma: Nome e descrição da ação, data e local de realização, nome e contacto do responsável. 
  
Neste site, após registo da ação, terão acesso a várias ferramentas de promoção da SEPR, tais como logotipos, posters promocionais, vídeos, etc.
 
 Em 2019, o tema em destaque é “Mude de atitude: reduza os resíduos”, encorajando a reflexão sobre como evitar a produção de resíduos e qual o melhor destino para os inevitáveis. Mas qualquer ação de prevenção/reciclagem de resíduos é bem-vinda.
 
 Ideias de ações para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos:
  
 - Troca de Livros (Feiras de troca de livros entre a comunidade: cada pessoa recebe 1 senha por cada livro entregue e poderá levar o mesmo n.º de livros para casa;)
 
  - Campanhas de angariação de bens: roupas, calçado, brinquedos, móveis, eletrodomésticos, em bom estado, para serem direcionados a instituições de solidariedade social.
 
 - Adesão à parceria com a Braval de recolha de óleos alimentares usados.
 
 - Workshops de reutilização de resíduos ou fabrico de detergentes ecológicos
 
 - Promover no seio da comunidade o conceito de “troca de habilidades”: pais ou alunos habilidosos que se voluntariam para arranjar algo na escola ou mesmo uns dos outros. Por exemplo, alguém faz um arranjo de roupa e em troca a outra pessoa oferece um bolo; alguém arranja algo estragado e outra pessoa oferece um livro que já não lhe interesse; etc
 
 - Concurso de customização de roupas: promover um concurso de transformação criativa de roupa usada.
 
 - Mercado em 2.ª mão, feira de trocas ou quermesse: vender ou trocar artigos que já não interessam à pessoa.
 
 - Redução do desperdício alimentar
 
 - Promover a compostagem.
 
 - Palestras
 
 - Ações de limpeza
 
No ano passado, mais de 14.000 ações foram registadas na Europa. Podemos fazer melhor? Vamos todos juntos aumentar a consciencialização ambiental! Contamos convosco!
Logo Amares  logoMunicipioBraga  logo PLanhosoMunic Principal RGB cores semFundo   Logotipo TB Município de Vieira do Minho Vila Verde png


© 2015 BRAVAL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Desenvolvido por: Denis Pereira