Semana europeia de Residuos 2015Está a decorrer, de 21 a 29 de novembro, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Este projecto visa alcançar vários objetivos, nomeadamente, despertar e aumentar a consciência sobre as estratégias de redução de resíduos e sobre as políticas da União Europeia e seus Estados-Membros sobre esta temática;

  • Massificar uma redução sustentável de resíduos na Europa;
  • Dar a conhecer e enaltecer o trabalho de pessoas e instituições que promovem e executam exemplos concretos de redução de resíduos;
  • Encorajar mudanças de comportamento no quotidiano dos Europeus.

Para atingir estes objetivos, entende-se como sinónimo de “redução de resíduos”, a “prevenção de resíduos”. No fundo, a ideia adjacente é que, mais do que reduzir, deve-se prevenir deitar fora alguma coisa, reduzir a quantidade de resíduos que são submetidos a recolha e transporte e reduzir os malefícios dos resíduos gerados.
A redução de resíduos pode ser definida como “todas as ações e medidas tomadas para evitar que qualquer substância, material ou produto se torne lixo”.

Na área da Braval irão realizar-se 21 ações de prevenção de resíduos, desenvolvidas por 6 entidades: Braval, Câmara Municipal de Braga, DST, Externato Infante D. Henrique, E. B. 2,3 Trigal de Sta. Maria (Tadim) e E. B. 2,3 de Gualtar.

No entanto, para além desta Semana, há inúmeros gestos que podemos fazer na nossa vida quotidiana para prevenir ou reduzir a nossa produção de resíduos.
No site da organização da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, www.ewwr.eu, poderá encontrar algumas ideias que pode implementar no seu dia-a-dia.

Irish gambling website www.cbetting.co.uk Paddy Power super bonus.
Logo Amares  logoMunicipioBraga  logo PLanhosoMunic Principal RGB cores semFundo   Logotipo TB Município de Vieira do Minho Vila Verde png


© 2015 BRAVAL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Desenvolvido por: Denis Pereira