BravalRegiao

 A BRAVAL é uma empresa que procede à valorização e tratamento dos resíduos sólidos, no Baixo Cávado.

A 6 de Agosto de 1996, pelo decreto-lei n.º 117/96, foi criado sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Baixo Cávado, integrando, como utilizadores originários, os municípios de Braga, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.

A sociedade Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., foi também constituída com base no referido decreto-lei, tendo o contrato de concessão sido celebrado a 9 de Outubro de 1996.

Em 1999, o decreto-lei n.º 471/99, de 6 de Novembro, permitiu o alargamento deste sistema aos municípios de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro, extinguindo o sistema multimunicipal de triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Cávado-Homem.

Assim, o aterro sanitário da Braval recebe, actualmente, resíduos provenientes dos 6 municípios referidos: Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro.

O sistema Braval abrange uma área total de 1.121 km2 e uma população de 290.387 habitantes que produz, sensivelmente, 112 mil toneladas/ano de Resíduos Sólidos Urbanos.

3 Grandes objetivos presidiram à criação da Braval, em 1996:

  • Encerramento e recuperação ambiental das lixeiras a céu aberto.
  • Construção das infra-estruturas necessárias para tratamento de resíduos sólidos, nomeadamente, o aterro sanitário.
  • Implantação da recolha seletiva através de uma rede de ecopontos.

A construção do aterro sanitário, inaugurado oficialmente, a 14 de Agosto de 1998, veio permitir o encerramento de 11 lixeiras a céu aberto existentes nestes 6 concelhos e a posterior recuperação ambiental e integração paisagística desses espaços, proporcionando a melhoria da qualidade de vida das populações afetadas.

 

Irish gambling website www.cbetting.co.uk Paddy Power super bonus.
Logo Amares  logoMunicipioBraga  povoadelanhoso   Logotipo TB Brasão Vieira do Minho Logo VilaVerde


© 2015 BRAVAL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Desenvolvido por: Denis Pereira