biodiesel

Os óleos alimentares usados (OAU), recolhidos porta-a-porta, a particulares e grandes produtores, mediante marcação, são transportados para a Unidade de Produção de Biodiesel.

O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, produzido a partir de óleos alimentares usados e metóxido de sódio, através de uma reação de transesterificação.

Da valorização dos OAU, para além do biodiesel, resulta um produto secundário, a glicerina que também é encaminhada para valorização.

A utilização dos óleos alimentares usados para o fabrico de biodiesel, traz vantagens, não só ambientais, como económicas, sociais e energéticas.

O biodiesel, para além de ser renovável, polui menos que o combustível fóssil, não é tóxico e apresenta uma melhor qualidade das emissões gasosas aquando da combustão. Não é considerado um combustível perigoso, logo não é facilmente inflamável (ponto de auto ignição abaixo dos 110 ºC).

A valorização dos OAU minimiza também a poluição das águas e os problemas provocados pela descarga de óleos vegetais no saneamento, tais como o entupimento de condutas e a dificuldade de tratar água residuais com gordura, nas ETAR's.

  • Biodiesel
  • IMG_6344
  • IMG_6351
  • IMG_6362
  • IMG_6370
  • Unidadebiodiesel

Irish gambling website www.cbetting.co.uk Paddy Power super bonus.
Logo Amares  logoMunicipioBraga  povoadelanhoso   Logotipo TB Brasão Vieira do Minho Logo VilaVerde


© 2015 BRAVAL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Desenvolvido por: Denis Pereira